BARRA BONITA Natasha Rodrigues

Secretaria de Controle Ambiental realiza palestras sobre combate a incêndios florestais

A Secretaria Municipal de Controle Ambiental de Barra Bonita promove desde o último dia 29 de setembro, nas escolas municipais, palestra sobre a Operação Corta Fogo, iniciativa do Governo Estadual e desenvolvida também nos municípios.

O objetivo é alertar para prevenção dos incêndios florestais que prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecerem risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causarem problemas de saúde na população.

A palestra é ministrada pelo interlocutor do Programa Município Verde e Azul, José Tiago do Nascimento.

Sobre a Operação Corta Fogo

O Governo do Estado de São Paulo criou e desenvolve o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, denominado Operação Corta Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), por meio da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA). A Operação envolve e articula, ainda, a ação de diversos órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), a Polícia Militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF).

A Operação Corta Fogo está dividida em quatros programas integrados e

complementares:

  • Prevenção: tem como objetivo agir na redução de riscos de incêndios

florestais, mediante adoção de campanhas informativas e ações de limitação ou redução das fontes propagadoras de fogo.

  • Controle: atua para disciplinar, monitorar e fiscalizar o emprego do

fogo na Queima Controlada, bem como a emissão de licenças e autorizações.

  • Monitoramento: promove o acompanhamento dos focos de incêndios e

queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo, para fornecer subsídios aos órgãos participantes da Operação Corta Fogo.

  • Combate: conjunto de atividades destinadas a planejar, integrar e

executar ações de combate a incêndios florestais; treinar brigadas municipais e das Unidades de Conservação.

 

Vector News | Por Prefeitura Municipal de Barra Bonita

Sobre o autor | Website

Redatora, 23 anos, reside em Barra Bonita. Atuou em diversas áreas do Jornal Impresso, além de Produção de Vídeo, Gestora de Mídias Sociais e Colunista Social, posteriormente em Revista Local, hoje, Consultora em Marketing e Redatora na Vector News.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. 281862 923919Safest messages, or a toasts. are usually launched at 1 point during the wedding but are likely to just be hilarious, humorous to unusual as nicely. greatest man jokes 367515

  2. 435297 276662Excellent data, far better still to discover out your blog that has a great layout. Nicely done 166557

  3. 961630 924856Really properly written story. It will probably be helpful to everyone who utilizes it, as properly as myself. Maintain up the excellent function – i will surely read far more posts. 735064

  4. 511776 985110Immigration […]the time to read or check out the content material or sites we have linked to below the[…] 530516