REGIÃO Beatriz Zambonato

Jaú Folia Resgata Tradição Carnavalesca

Tradição carnavalesca é resgatada em Jaú

O fim de semana foi de muito agito nas ruas de Jaú, com o Jaú Folia que este ano, resgatou a tradição carnavalesca com o evento.

O evento carnavalesco gratuito realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo em conjunto com outras secretarias do município, guarda municipal e polícia militar, além de públicos privados responsáveis pela comercialização de chopps e doces, atraiu aproximadamente 500 foliões.

A programação teve início na última quinta-feira (8), com o “Bloco do Guri”. Na sexta (9) o trio elétrico do Bloco do Galo Louco e a banda Pop Band Show, agitaram a noite dos jauenses.  O terceiro dia do evento que aconteceu no sábado (10), foi marcado pela apresentação da banda show novamente.

Em ritmo de folia, no domingo (11) a banda Jovem Guarda deu um show com a apresentação nomeada “Piratas da Jovem Guarda”, e logo em seguida, a agitação continuou com a banda Pop Band Show. Todas as apresentações foram realizadas no Coreto do Jardim de Baixo, a Praça da República.

Já no Distrito de Potunduva, o Grupo Essência Pura e “100 no Samba”, alegraram os foliões na Praça Igreja Matriz do Distrito, no sábado (10) e domingo (11), respectivamente.

O resgate da tradição

Visando um ambiente familiar, a praticidade, economia e com mais estrutura para a montagem de palco e a total segurança para receber o público, a Praça da República foi o espaço escolhido por agregar todos estes fatores, além da excelente localização e dinamicidade.

A secretaria de Cultura e Turismo, Cléo Furquim, revela que o Parque do Rio Jahu seria uma das possibilidades, mas que demandaria um gasto muito alto e que não era o que o cenário estava precisando no momento.

Ela ressalta ainda que o objetivo do evento foi priorizar o resgate da tradição carnavalesca e usufruir de um espaço que marcou épocas na cidade. “Nós queríamos resgatar realmente o que era o carnaval dos velhos tempos, e principalmente resgatar esse lugar que é tão bacana, tão significativo pros jauenses, que é o coreto”, afirma.

A comercialização, os blocos já personalizados disseminados em eventos da região, acabam de certa forma priorizando o carnaval de rua. Cléo cita Torrinha, Brotas e Barra Bonita com as cidades mais visitadas pelos foliões, mas que Jaú priorizou as marchinhas, essência marcada por muitas décadas.

Crianças, jovens e adultos curtiram os shows com máscaras, fantasias, e muita dança. Muitos deixaram de ir para outra cidade para aproveitar a festa, e foi só elogios. “O ano passado eu fui pra Barra Bonita, mas este ano eu preferi ficar aqui e estou adorando”, entregou o motorista de 45 anos, Wagner Aparecido Rampazo.

Para Sandra Batista Rampazo, 34 anos, o ambiente familiar e a eficiência do serviço de segurança animaram as apresentações.

Para o próximo ano

A festança ainda não chegou ao fim. Hoje, dia 12, ainda terá a participação da Banda Pop Band Show, ás 20h e amanhã, terça-feira (13), para atrair um público diferenciado com muito samba e pagode, o Grupo Afro Amukenguê se apresentará ás 17h e ás 19h, o Grupo Essência Pura vai finalizar os seis dias de folia, na Praça da República.

Como a iniciativa teve uma repercussão positiva, a secretária de Cultura e Turismo pretende dar continuidade no evento no ano que vem. “Já que deu certo essa ideia, então a gente vai incrementar mais coisas, mas procurar manter essa essência de ser no Jardim de Baixo  que deu muito certo”, acrescenta Cléo.

Confira o que rolou no Jaú Folia 2018:

 

Vector News | Fotos Beatriz Zambonato | Por Beatriz Zambonato

Sobre o autor | Website

Jornalista, 21 anos, nasceu e reside em Jaú. Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades Integradas de Jaú. Atuou como estagiária e freelancer no Jornal O Comércio do Jahu como repórter e fotojornalista. Hoje, jornalista freelancer na Vector News.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. 683723 999052I want to start a blog written by a fictitious character commenting on politics, current events, news etc..How?. 883536

  2. 609624 32794Admiring the time and energy you put into your blog and in depth details you offer. It is very good to come across a weblog every once in a while that isnt exactly the same old rehashed material. Wonderful read! Ive bookmarked your web site and Im adding your RSS feeds to my Google account. 662353

  3. 239267 29677Very efficiently written story. It will be beneficial to anybody who employess it, including me. Keep up the very good work – canr wait to read more posts. 175705

  4. 145134 74180This web page is often a walk-through for all with the details it suited you with this and didnt know who to ask. Glimpse here, and you will surely discover it. 474666